História da Unive


A UNIVE está localizada na área central da comunidade de Vargem Grande, também conhecida como Cratera da Colônia, uma formação geográfica ocupada por loteamentos irregulares na região de Parelheiros, a cerca de 30 km do centro de São Paulo, com um entorno de ecossistemas preservados, áreas agrícolas tradicionais e um presídio estadual. A região tem uma clara vocação para o turismo ambiental, tanto explorando o patrimônio natural – as diversas formas de vegetação e a curiosidade geológica – quanto o antropológico: ali perto há duas aldeias de índios tupi-guaranis.

O público-alvo do trabalho social da Ação Comunitária Unidos Venceremos é o jovem, tanto de sexo masculino quanto feminino, da faixa etária de 12 a 20 anos, pelos motivos expostos abaixo.
            Segundo artigo da Revista Veja de junho de 2005, os índices de criminalidade na cidade de São Paulo vêm caindo nos últimos dez anos, tendo sido registrados 6.638 assassinatos em 1999 e 3.944 em 2004 (dados do SEADE/SP). Trata-se de uma redução expressiva de 40,6%. Além da conscientização da sociedade para o problema, essa mudança é fruto de dois trabalhos distintos e complementares. Houve incremento nos investimentos em segurança pública e a polícia está, além de mais presente, mais bem equipada que há dez anos atrás e, alem disso, cresceu na periferia da metrópole a atuação de organizações não-governamentais que oferecem alternativas econômicas e de lazer à população de baixa renda. Pelo menos 130 ONG’s (considerando-se apenas aquelas com CNPJ atualizado) atuam nas regiões mais pobres de São Paulo, através de cursos profissionalizantes, oficinas para crianças e adolescentes, centros de convivência para idosos e creches onde mães podem deixar os filhos enquanto trabalham.

A UNIVE surgiu em agosto de 2003 como fruto do inconformismo de seu atual Diretor-Presidente com a situação de abandono e a ausência de perspectivas para os muitos jovens da região da Cratera. As carências da região são muitas, nas áreas de saúde, nutrição, educação, cultura, arte, esporte, meio ambiente e geração de emprego e renda. Na sua visão de futuro a UNIVE atuará em várias das áreas acima, mas há consciência de seus fundadores de definir um foco de atuação para iniciar suas atividades, ampliando progressivamente o mesmo, na medida de as possibilidades, e conforme obstáculos do caminho sejam superados e os pequenos e grandes sucessos possam ser comemorados.

CONHEÇA MAIS SOBRE A UNIVE
RUA BEM-TE-VI Nº 46, VARGEM GRANDE – SÃO PAULO/SP
TELEFONE: 5926-7801

UNIVE, CONSTRUIDO SONHOS, REESCREVENDO HISTÓRIAS.
O PREMIO DE UMA BOA AÇÃO É TÊ-LA PRATICADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário